Usabilidade

O que um bom buscador interno precisa ter?

Participei nos últimos meses da criação de dois e-commerce na área de moda, e participar mais ativamente da concepção do buscador interno desses dois sites, por isso decidi compartilhar um pouco das coisas que aprendi e pesquisei para ter um buscador interno em um site que converta.

Ser rápido, relevante e confiável. Para conseguir isso, devemos ser ágeis o suficiente para atualizá-lo quase que em tempo real, em função das buscas dos usuários, e também observar seu comportamento, dando maior visibilidade a um ou outro produto em função das taxas de click-throught ou de conversões geradas por uma determinada busca.

Estar localizado em um ponto visível e fixo em todas as páginas, se possível, em uma caixa de busca na parte superior do site, próximo ao menu de navegação, e que permita introduzir cerca de 25 caracteres.

– Leve em consideração que os resultados de pesquisa devem seguir as estruturas básicas dos principais buscadores do mercado (Google e bing por exemplo) mostrando o que o usuário precisa por ordem de relevância.

– Deve permitir buscas compostas

– Deve auxiliar na correção de erros ortográficos e acentos, além de sugerir sinônimos.

– Deve permitir a personalização da ordem dos resultados por preço, disponibilidade, marca e etc. Além de poder ter a opção de apresentação em formato de lista, imagens, detalhes, resumo de produtos e etc.

Exemplos:

buscainternasite

Essa busca oferece a opção de reordenar os produtos por mais populares, nome, preço e etc.
Além disso e possível visualizar em 2, 3 ou 4 colunas de produtos.

Sugerir termos de busca ao usuário enquanto as palavras estão sendo digitadas no campo da pesquisa.

produtos-sugeridos

– Possibilitar uma busca avançada por características do produto, além de ter uma configuração que permita orientar o usuário sobre o melhor produto, de acordo com as suas necessidades.

E depois que tiver implementado a busca em seu site ou e-commerce não esqueça de mapear essa buscas usando o próprios sistema de buscas, Google analytics ou outra ferramenta, pois você vai conseguir dados preciosos dessas consultas, pois isso irá ajudar em vários aspectos, como por exemplo:
Imagine que um usuário faça uma busca por um celular de determinado modelo que você não vende, e essa busca comece a ser frequente por outros usuários, seria então a hora de pensar em vender esse produto na sua loja.
Ou o usuário pode estar em seu blog buscando por determinado conteúdo que você não tem um artigo escrito, ou até mesmo não utilizou os termos que ele digitou na busca. O relatório de busca poderá ajudar a você a orientar o conteúdo do seu site.

Veja como configurar no Analytics a busca interna no seu site: https://support.google.com/analytics/answer/1012264?hl=pt-BR

Previous Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply